Como Escolher um Fotógrafo de Casamento

O dia do seu casamento é um dia muito importante na sua vida. As imagens desse dia vão durar para sua vida inteira. As flores? Vão murchar. O bolo? Talvez vocês vão guardar um pedaço para seu primeiro aniversario, mas não vai durar muito tempo 😉. Porém vai poder olhar as fotos do seu casamento 50 anos depois e reviver aquele dia. 

Por isso, escolher um fotógrafo pro seu casamento é importante! Parece difícil, mas não tem que ser assim. Tenho aqui algumas dicas para facilitar o processo. 

·         Estilo

o   Primeiramente, tem que decidir um estilo em que o casal goste. Você dever adorar o estilo e a obra do fotógrafo!

Os estilos mais comuns em fotografia de casamento podem ser classificado em: fotojornalismo ou retrato.

 

Fotógrafia feito em estilo de fotojornalismo é cândido, sem alterar a cena do casamento. O fotógrafo deixa os acontecimentos do dia acontecer. Um exemplo desse estilo seria fotos da noiva fazendo o cabelo e maquiagem ou os noivos se olhando durante a cerimônia e fotos espontâneas da festa. A intenção é contar a história da forma mais real possível.

Se você prefere fotos mais tradicionais, recomendo um fotógrafo do estilo retrato. Um bom fotógrafo de retrato fazem fotos posadas e sabem tirar fotos de ângulos que favorecem mais o casal. Seria uma boa opção para pessoas que não gostam o jeito que eles parecem em fotos espontâneas.

O que eu acho? Vou ser tendencioso porque a maioria da minha fotografia é fotojornalismo. Eu prefiro esse estilo por ser mais moderno e conta a história pura do dia. Mas também faço muitos retratos dos noivos e da família, então meu estilo é uma combinação dos dois. Aconselho sempre dar uma boa olhada no portfólio do fotógrafo antes de qualquer coisa.

·         Marque entrevistas

o   Todo mundo já passou por uma situação em que não gostou muito de uma pessoa, seja por algum motivo específico ou nao! Então não faz sentido contratar um fotógrafo que você não gosta. Você vai passar um dia inteiro (um dos dias mais importante da sua vida!) com seu fotógrafo. Então deveria ter certeza que a personalidade do casal combina com a do fotógrafo. É por isso que eu recomendo encontrar pessoalmente (pode usar skype também) com o fotógrafo, pois não tem outro jeito de conhecer uma pessoa sem conversar com ela.

·         Veja oalbum de casamento completo do fotógrafo

o   Já ouvi muitas historias como essa: Um casal vê a obra de um fotógrafo, o contrata mas a qualidade das fotos que o casal recebe são muito piores do que viram no site ou no portfolio dele. Todo mundo com uma câmera na mão pode tirar fotos boas de vez em quando. Mas somente fotógrafos experientes e profissionais podem tirar fotos lindas de maneira constante. Qualquer pessoa pode comprar uma câmera e dizer que é fotógrafo. Mas não significa que realmente tem a habilidade de fotografar de verdade. O mercado é cheio de fotógrafos assim. Mas eu não recomendo contratá-los porque você recebe o que você paga e suas fotos terão uma qualidade muito inferior do que se fossem feitas por um profissional. A forma de descobrir se o fotógrafo pode tirar além de algumas poucas fotos boas é pedir para ver um album de um casamento inteiro. Reserve parte do seu orçamento para fotografia – você não arrependerá. 

·         Comece procurar seu fotógrafo imediatamente

o   Não procrastine! Bons fotógrafos normalmente possuem uma agenda cheia. O ideal é reservar a data com quatro meses ou mais de antecedência.

·         O profissionalismo do fotógrafo

o   A postura, forma de falar e chegar nos compromissos sem atrasos são alguns indícios do profissionalismo do fotógrafo. Se vocês vão ter um casamento bem clássico e chique, talvez deveriam evitar a contratar um fotógrafo que se veste como se fosse indo num show de rock. Mas rock n roll!

·         Referencias não são tão importantes quanto parecem

o   Isso vai ser controverso, mas só porque um fotógrafo fez o casamento do seus amigos, ou até de vários amigos seus, não significa que ele tira fotos boas! Uma referencia é bom para ter uma ideia sobre a personalidade e o comportamento do fotógrafo no dia do casamento. E isso é ótimo. Só tenha cuidado e certeza de que vocês gostam do estilo do fotógrafo e o encontre pessoalmente pra ver se ele combina com vocês.

·         Não adianta perguntar sobre os equipamentos do fotógrafo

o   A não ser que você entenda de fotografia, o fato de eu usar uma Nikon D750 não vai significar muito para você. Um bom fotógrafo pode tirar fotos maravilhosas com uma câmera barata, mas um fotógrafo ruim pode tirar fotos ruins com a melhor câmera no mundo. Claro que um bom fotógrafo deveria ter os melhores equipamentos possíveis mas não é a coisa mais importante em fotografia.

 

Fotografia é algo subjetivo. O estilo que eu gosto pode não agradar outras pessoas. E isso é ok!  Uma das belezas da fotografia é que todo mundo pode ter seu proprio estilo. O mais importante é você faça uma pesquisa para conseguir o melhor fotógrafo que combine com o estilo e orçamento do casal.

Leave a Comment